A delegação da Paraíba que vai disputar os Jogos da Juventude 2024 será apresentada, nesta terça-feira (5), às 19h, no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa. As disputas ocorrem na capital paraibana, de 13 a 28 de novembro. Os representantes paraibanos no evento são os campeões da etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares.
Os Jogos da Juventude, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), vão contar com mais de 4500 atletas entre 15 e 17 anos dos 26 estados brasileiros mais do Distrito Federal. Este ano, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), foi responsável por trazer o evento para João Pessoa.
Somado aos atletas participantes, estarão presentes dirigentes, técnicos, trabalhadores na organização do evento, entre outros, que totalizará cerca de dez mil pessoas. Na Paraíba, a equipe é formada por cerca de 130 pessoas.
A reunião na Funad tem o objetivo de, além de, apresentar a delegação, informar aos pais e responsáveis todos os detalhes da competição e logística. “Preparamos uma apresentação informando detalhes do hotel onde os atletas vão ficar hospedados, horários das refeições. Tudo para que os técnicos e os pais fiquem cientes”, antecipou o chefe da delegação paraibana, José Hugo.
“É um evento que vai sacudir a capital, com praticamente 10 mil pessoas circulando na nossa cidade e que vai fazer o turismo alavancar ainda mais durante essas duas semanas de evento. O Governo do Estado, através da Sejel, está em uma grande sequência de eventos esportivos com o Paraíba Beach Games e, agora, teremos os Jogos da Juventude”, destacou o secretário Lindolfo Pires.
As modalidades em disputa são: badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, ginástica artística, triathlon, wrestling (luta olímpica), natação, águas abertas, vôlei de praia, basquete, handebol e vôlei. “E a grande arena do Beach Games, em Tambaú, vai receber o vôlei de praia, as modalidades de triathlon e águas abertas”, concluiu Lindolfo.