Jogo de terror desenvolvido na PB conquista 1º lugar em duas categorias do SBGames 2019

Um jogo de terror desenvolvido por um designer de games em Campina Grande conquistou o primeiro lugar em duas categorias do SBGames 2019, um dos maiores eventos acadêmicos sobre games da América Latina, que este ano aconteceu entre os dias 28 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro. O “Helpless”, desenvolvido por Tácitto Mariano, de 27 anos, venceu as categorias Melhor Jogo de Estudante e Melhor Narrativa.

“Vencer o festival SBGames nas duas categorias que concorri foi algo mágico. Durante o evento, pude relembrar todas as sensações, problemas e dúvidas que tive durante o desenvolvimento do Helpless. Já me sentia orgulhoso em ter chegado às finais, e com a vitória me sinto ainda mais realizado”, diz o designer de games.

Tácitto Mariano é da cidade de Santana do Cariri, no Ceará, mas mora em Campina Grande desde 2014, quando começou o curso de Jogos Digitais em uma faculdade da cidade. O game Helpless foi desenvolvido e apresentado por ele como Trabalho de Conclusão de Curso, em 2018.

‘Helpless’: game em 3D com transição temporal

Helpless é um jogo de terror em 3D com transição temporal. “O jogo é em primeira pessoa, com mecânica de transição temporal. O jogador controla um personagem que volta à sua antiga casa, após 20 anos, para enfrentar os problemas do seu passado”, explica Tácitto Mariano.

O designer de games destaca que a mecânica de transição temporal consiste no fato do personagem ir e voltar do passado, para descobrir mais sobre a história e progredir no jogo.

“O jogo já começa com o protagonista recebendo uma carta da ex-esposa. Nessa carta ela pede para que ele a encontra na antiga casa deles. Porém, essa ex-esposa dele morreu há 20 anos, ele então parte rumo ao local para entender o que está acontecendo”, relata o desenvolvedor do game.

(Foto: Divulgação/Unifacisa)

Jogo em fase de testes

O designer de games conta que o jogo ainda está em fase de testes, mas que ele tem interesse em tornar o game acessível em plataformas de jogos independentes. “Logo que eu tiver um tempo, vou melhorar alguns aspectos do game e publicar em uma plataforma de jogos independentes, pra ficar acessível gratuitamente a qualquer um que queira jogar”, afirma.

“Eu me formei no curso de Jogos Digitais no ano passado. Desde então não mexi na ideia desenvolvida como TCC, porque, como eu estava concorrendo na categoria Melhor Jogo de Estudante, tinha que submeter o game conforme eu entreguei quando ainda era estudante”, salienta Tácitto.

De acordo com Rodrigo Motta, coordenador do curso de Jogos Digitais da Unifacisa, onde Tácitto Mariano desenvolveu o jogo como TCC, as premiações é importante para o curso e a expectativa é que outros estudantes participem do SBGames 2020.

“Ficamos todos muito felizes com as duas premiações do Tácitto. Foram dois prêmios em categorias extremamente relevantes e uma, em particular, o de Melhor Narrativa, nunca tinha sido alcançada por jogos desenvolvidos no curso da Unifacisa. Estamos ansiosos para enviar mais jogos para o evento do ano que vem, que será em Pernambuco”, comenta Rodrigo. Informações são do G1.