João reúne entidades para planejar contenção de óleo nas praias paraibanas

O governador João Azevêdo se reúne nesta terça-feira (22) com representantes de órgãos e instituições ligadas ao meio ambiente – estadual e federal –, bem como das prefeituras dos municípios do Litoral paraibano, para discutir a situação das manchas de óleo nas praias nordestinas e traçar estratégias de ações no caso da Paraíba ser atingida pelo problema. A reunião está prevista para as 9h, no Salão Azul do Palácio da Redenção.

“Essa reunião tem um objetivo de nos prepararmos porque então a Paraíba não sofreu nenhum dano ambiental referente a este problema. Pouco apareceu no litoral da Paraíba. Aproximadamente 500 kg de materiais foram retirados ali, principalmente de Cabedelo. Comparado com as 230 toneladas, 231 toneladas em Sergipe, é uma proporção muito pequena. Começamos a ficar preocupados agora porque essas manchas estão chegando ao litoral de Pernambuco. Chegando com intensidade muito grande e vem até a Praia Muro Alto sendo contaminada. Queremos nos antecipar a isso”, afirmou.

Participarão da reunião as Secretarias de Estado da Infraestrutura e do Meio Ambiente e da Comunicação Institucional, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Gabinete Militar, Capitania dos Portos, 1º Grupamento de Engenharia, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ibama, ICMBio e Petrobras, além das Prefeituras de  Pitimbu, Conde, João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Baía da Traição e Mataraca.