Comunidades que antes eram invisíveis aos olhos do poder público passaram a receber o olhar e a atenção do Governo do Estado a partir de 2011. Um exemplo disso são as 42 comunidades quilombolas espalhadas por 26 municípios em todo estado. Representantes destas comunidades se reuniram com o candidato do PSB ao Governo do Estado, João Azevêdo, na tarde desta quinta-feira (20), para anunciar apoio à candidatura do socialista.

Na ocasião, João se comprometeu em manter e ampliar as políticas públicas implantadas pela gestão PSB nos territórios quilombolas e assinou um termo de compromisso com as comunidades contendo oito itens de demandas.

“Esse posicionamento de implantação de políticas públicas, não apenas para os quilombolas, mas para as mulheres, para os negros, para os indígenas, para os ciganos, para a comunidade LGBT, nós adotamos desde 2005 na época da Prefeitura de João Pessoa. Quando Ricardo chegou ao Governo em 2011, se começou a ter uma política de inclusão de todas essas comunidades, que antes o Poder Público fingia que não existia”, destacou João.

O candidato do PSB destacou ainda que é preciso fazer um trabalho de identificação da vocação de cada comunidade, levando em conta a cidade e a região a que está inserida, para então trabalhar em cima de arranjos produtivos locais para que os quilombos se tornem cada vez mais autossustentáveis.

“Com certeza para cada comunidade não será uma política única, principalmente no tocante a produção e geração de emprego e renda. Por isso, me comprometo a sentar na mesa para conversar e juntos decidirmos o que for melhor para cada quilombo”, garantiu.

João ressaltou ainda que caso seja eleito vai instituir no seu governo a prática de manter em cada Secretaria um interlocutor entre a gestão e as comunidades quilombolas para facilitar o diálogo e agilizar a implantação das políticas públicas.

Participaram do encontro:

Severino da Silva – Comunidade Matão, em Gurinhém
Leonilda Coelho – Comunidade Grilo, em Riachão de Bacamarte
Josinaldo (Nego) – Comunidade Gurugi, em Conde
Luana Victorino – Comunidade Mituaçu, em Conde
Kananda Paião – Comunidade Mituaçu, em Conde
Gilvanete Pereira – Comunidade Mituaçu, em Conde
José Ricardo – Comunidade Gurugi, em Conde
Josefa de Paiva – Comunidade Matão, em Gurinhém
Marcia dos Santos – Comunidade Grilo, em Riachão de Bacamarte
Josefa João da Silva – Comunidade Matão, em Gurinhém
José Rufino dos Santos Filho – Comunidade Matão, em Gurinhém
Marcos Augusto – Comunidade Gurugi, em Conde
Geilza Paixão – Comunidade Mituaçu, em Conde
Luiz Zadre – Da Associação de Apoio às Comunidades Afrodescendentes (AACADE)