João Pessoa ultrapassa meta de vacinação prevista pelo Ministério da Saúde

Nesta sexta-feira (14), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo foi encerrada. A ação que começou no dia 1º de agosto e que seria finalizada no dia 31, foi estendida até 02 de setembro, e depois novamente prorrogada até o dia 14, para que a meta de crianças vacinadas fosse alcançada, visto que o número ainda não tinha sido atingido.

Com a nova data, a meta foi conquistada e a Secretária Municipal de Saúde (SMS) junto com a Prefeitura Municipal de João Pessoa ultrapassaram o que tinha sido estipulado pelo Ministério da Saúde. No total, cerca de 41,5 mil crianças quem possuem de 1 ano até menores de cinco foram imunizadas contra a poliomielite, o que representa 97,5% das residentes na capital, enquanto 40,6 mil foram vacinadas contra o sarampo, que atinge um percentual de 95,4%. A meta era que 95% das crianças nessa faixa etária tomassem a vacina.

Após o término da campanha, as vacinas contra poliomielite e sarampo estão disponíveis nas salas de vacinas para crianças que estejam dentro do esquema vacinal, de acordo com sua idade. Os pais devem estar alertas ao cartão de vacinação.

Casos

Conforme os dados fornecido pelo Ministério da Saúde, os casos de sarampo no Brasil já somavam 1.673 ao todo, sem contar os sob investigação que ultrapassavam os 7.800, isto até o dia 10 de setembro. A importância que a campanha fosse encerrada atingindo o índice desejado em João Pessoa, é que alguns Estados próximos à Paraíba, como Pernambuco, apresentaram registros da doença.