João Pessoa ultrapassa 15 estados da China em número de casos de coronavírus

Para conter a disseminação do vírus a PMJP, em parceria com órgãos do Governo Estadual, iniciou a aplicação de medidas mais rígidas de isolamento social

João Pessoa tem, atualmente, 4.247 casos confirmados de coronavírus, conforme dados registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quinta-feira (4). Com isso, a Capital ultrapassa o número de casos de 15 estados chineses, que somando chegam a 2.302 pessoas infectadas pela Covid-19, quase metade do total registrado em João Pessoa.

+Barreiras em João Pessoa: pelo menos 50 veículos são impedidos de circular

Os estados chineses são: Shaanxi (309), Guangxi Zhuang (254), Inner Mongolia (235), Shanxi (198), Tianjin (192), Yunnan (185), Hainan (169), Jilin (155), Liaoning (149), Guizhou (147), Gansu (139), Xinjiang (76), Ningxia (75), Qinghai (18) e Xizang (1). Os dados são do Rastreador do Covid-19, desenvolvido pelo Bing.

+Covid-19: 55% das vítimas na PB são mulheres; 3% abaixo da taxa dos homens

Medidas

Para conter a disseminação do vírus, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com órgãos do Governo Estadual, iniciou nesta quinta-feira (4) a fiscalização efetiva dos decretos estadual e municipal, que preveem medidas mais rígidas de isolamento social – ação que antecede um plano de reabertura gradual das atividades na Capital.

+Com 35 mortes, Paraíba notifica maior número de óbitos por Covid-19 em 24h

A diminuição da circulação de pessoas na cidade faz parte de uma das medidas mais seguras e já comprovadas em vários países que controlaram o contagio pelo Coronavírus. Durante os três primeiros dias da semana, entre segunda (1°) e quarta-feira (3), a fiscalização ocorreu em caráter educativo e constatou a diminuição de pelo menos 13% da frota de veículos na Capital.

Nos próximos 14 dias os bloqueios serão diários em 10 pontos fixos da cidade e dois volantes, para orientar as pessoas que não comprovarem a necessidade de sair de casa e retornar para seu lar.