João Pessoa terá transporte coletivo com biometria para estudantes

Quem por acaso já usou ou usa a artimanha de pegar o cartão de Passe Legal de estudante de um amigo ou parente para “fraudar” a passagem no transporte coletivo de João Pessoa, a partir de agora vai se deparar com uma situação que o impedirá de cometer esse tipo de infração. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sintur) está implantando o sistema de biometria em todos os ônibus da Capital, serviço que obrigará o estudante a utilizar a digital para passar na catraca.

Segundo o diretor do Sintur, Mário Tourinho, o novo sistema de liberação da catraca para os estudantes vai gerar agilidade no serviço e para o próprio estudante, que usará os créditos do seu Passe Legal sem retirar o cartão da bolsa. “O sistema vai aperfeiçoar, vez que com a biometria o estudante fica muito mais protegido quanto ao fato de que com o seu respectivo cartão Passe Legal. Só ele mesmo é quem terá condição de utilizá-lo”, disse.

Tourinho garante que não haverá problemas de atrasos nas viagens e nem com o estudante devidamente cadastrado, caso sua digital dê algum problema na hora de passar. “Caso ocorra (problemas), a catraca será liberada normalmente para a passagem desse estudante pelo operador”, informou, acrescentando que os operadores estão orientados a pedir o cartão para liberar a passagem do estudante para não ocorrer nenhum tipo de atrasos na liberação da passagem quando a digital não for reconhecida.

Mas ele alerta que os estudantes não precisam formar longas filas para conseguir se cadastrar, já que não há um período limite para isso. O cadastramento ocorre na medida em que os estudantes estão indo fazer a recarga nos cartões no prédio do Sintur, no centro de João Pessoa.