João Pessoa tem 329 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Com 329 novos casos de Covid-19, João Pessoa passa a contabilizar 7.510 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Com isso, já são 290 óbitos ao todo em decorrência do vírus, sendo oito confirmados apenas nas últimas 24h; outras 18 mortes seguem em investigação e 5.325 pessoas já estão curadas da doença. O levantamento é da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou ness segunda-feira (15), o plano estratégico de flexibilização. Respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguindo critérios estabelecidos para a avaliação de risco, a Capital adotará quatro etapas graduais de flexibilização para a retomada das atividades, a depender de avaliações contínuas.

Nesse primeiro momento de flexibilização a recomendação para que as pessoas continuem em casa e só saiam em caso de necessidade, permanece, mas fica permitido o funcionamento integral dos serviços essenciais. O comércio atacadista, fundamental no abastecimento de outros setores, segue aberto. Construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, além de empresas de assistência técnica, poderão funcionar, seguindo as regras de prevenção. Mais informações: https://bityli.com/pIyvA

A taxa de ocupação de leitos de UTI na Grande João Pessoa é de 75,6%. Em relação às enfermarias, 54% das alas estão com pacientes, segundo dados da Central Estadual de Regulação. Desde o início da pandemia, a PMJP já abriu 282 leitos dedicados especificamente para o tratamento a pacientes da Covid-19.

O índice de isolamento social na cidade de João Pessoa está em 38,8%. Entre os bairros, a menor taxa de isolamento foi aferida em Mangabeira (20%), já no bairro da Penha foi verificada a maior adesão (59,3%).

A população pode acionar a central de suporte emocional, com atendimentos feitos por psicólogos, pelo telefone 160. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Pais e estudantes da rede municipal de ensino são atendidos pelo Escuta Solidária, também desenvolvido por profissionais da área, no número 0800 281 3006. O atendimento é feito durante os dias de semana, das 8h às 18h.

Antes de se dirigir a uma unidade de saúde, procure a Central de Orientações contra o Coronavírus (3218.9214). Outra opção é baixar o aplicativo Monitora Covid-19. As recomendações são feitas por médicos de plantão.