João Pessoa vai sediar 100ª audiência do Orçamento Democrático nesta quinta

 

O Governo do Estado realiza, nesta quinta-feira (20), mais uma audiência pública do Orçamento Democrático Estadual, dessa vez na cidade de João Pessoa, com a participação de representantes dos 14 municípios que integram a 1ª Região Geoadministrativa. Trata-se da audiência pública do ODE de Nº 100, que será realizada e comemorada a partir das 18h, na Praça do Povo, do Espaço Cultural, com a abertura de um show da paraibana Sandra Belê.

 

A audiência de João Pessoa terá caráter comemorativo por ser a de Nº 100 já realizada pelo Governo do Estado desde a implantação desta política em 2011. “João Pessoa receberá essa audiência comemorativa por ter sido aqui, na capital, onde tudo começou quando Ricardo Coutinho, prefeito, decidiu implantar uma política diferenciada, oportunizando poder ao povo nas decisões do governo. E foi através do Orçamento Democrático que conseguimos avançar na política democrática participativa, tornando João Pessoa referência nacional na questão da participação popular”, disse o secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Gilvanildo Pereira.

 

Segundo Gilvanildo, as 14 cidades que integram essa região vêm sendo preparadas e mobilizadas pela equipe de gerentes regionais do ODE, com a realização de reuniões preparatórias, que incentivam a participação da população no dia da audiência. “O Governo do Estado estará disponibilizando transportes nas 14 cidades para que as pessoas possam se deslocar até o local da audiência. É preciso que elas fiquem atentas e busquem informações com as equipes de referências locais para saber mais informações sobre a saída para a plenária”, informou o secretário.

 

Devem participar desta audiência as populações das cidades de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

 

O Ciclo 2017 do Orçamento Democrático Estadual já realizou plenárias nas regiões de Cajazeiras, Pombal, Itaporanga e Princesa Isabel, e ao todo serão realizadas 17 plenárias públicas com a participação do governador Ricardo Coutinho e toda a equipe de auxiliares do governo. As audiências acontecem até o dia 3 de junho.

 

Saiba mais – A audiência do Orçamento Democrático Estadual é um espaço de participação popular onde as comunidades presentes elegem as prioridades de investimentos almejados para a região a serem realizadas pelo Governo do Estado no ano subsequente. Em cada audiência a população pode eleger até três prioridades, entre obras, ações e serviços que gostariam que fossem executadas em suas respectivas regiões. A indicação das prioridades é feita de forma eletrônica e para quem estiver credenciado no local da audiência.

 

Eleição para conselheiros – As eleições para o Conselho do Orçamento Democrático Estadual também estão sendo realizadas, concomitantemente, às audiências deste ano. A cada plenária, a população está elegendo aqueles conselheiros que passarão a representar as suas microrregiões durante o próximo biênio. O Conselho do Orçamento Democrático é um espaço destinado ao diálogo entre sociedade, representada pelo conselheiro, e o Governo do Estado, nas decisões dos gastos e investimento do orçamento público. São os conselheiros que indicam onde gostariam que fossem investidos os recursos em cada região, assegurando, assim, a participação popular nas decisões do governo.