João Pessoa inicia vacinação de crianças contra a Covid-19 no próximo domingo

Orientação do Ministério da Saúde é que “os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização”, mas não há exigência da prescrição

O secretário executivo de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho afirmou, em entrevista nesta segunda-feira (10), que a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 será iniciada no próximo domingo (16), sem necessidade de apresentar a prescrição médica para a aplicação.

O documento divulgado pelo Ministério da Saúde diz que “para a imunização desse grupo será necessária a autorização dos pais” e acrescenta que “no caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação haverá dispensa do termo por escrito”. A orientação da pasta é que “os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização”, mas não há exigência da prescrição.

“Fazemos vacina em criança há mais de 30 anos, nunca foi solicitado prescrição médica e não vai ser agora. A vacina para crianças contra a Covid-19 é segura e eficaz, não faz sentido pedir prescrição médica”, declarou o secretário Luís Ferreira Filho à Tv Cabo Branco.

No primeiro dia de imunização da faixa etária, no domingo, a Prefeitura de João Pessoa terá o ‘Vacina no Parque’, que vai ocorrer na Lagoa e na Bica.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação de crianças vai acontecer de forma decrescente e priorizará grupos com deficiência permanente ou comorbidades, além de crianças que vivem no lar com pessoas com alto risco de evolução grave de Covid-19.

Nas crianças sem comorbidades será realizada a imunização por faixa etária:

  • De 10 a 11 anos;
  • De 8 a 9 anos;
  • De 6 a 7 anos;
  • De 5 anos.