João Pessoa e Campina são escolhidas para sediar Festival Paralímpico

As cidades de João Pessoa e Campina Grande foram escolhidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para sediar a segunda edição do Festival Paralímpico. O evento tem como objetivo comemorar o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, em 22 de setembro. Neste ano, a competição ocorrerá no dia 21 de setembro em 68 cidades brasileiras.

Além da data, também no dia 22, comemora-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), que completará 30 anos de existência. A entidade é a autoridade máxima do paradesporto e detém o direito de organizar os Jogos Paralímpicos.

No ano passado, 48 cidades brasileiras receberam o Festival Paralímpico e alguns núcleos contaram com a presença de medalhistas paralímpicos, como as velocistas Terezinha Guilhermina e Verônica Hipólito e a nadadora Patrícia dos Santos.

“Este aumento no número de cidades-sede se deve ao sucesso da primeira edição, que aconteceu no ano passado, no qual o CPB atingiu mais de 6 mil crianças em todo território nacional. Neste ano, a nossa expectativa é que 10 mil crianças participem do evento”, disse Ramon Pereira, coordenador de Desporto Escolar do CPB.

Saiba mais

O Festival Paralímpico é destinado a crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. Assim como em 2018, a programação oferecerá três modalidades por sede e terá duração de 3h30 – das 8h30 às 12h. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.

“Cada cidade escolhe as atividades a serem desenvolvidas (no máximo três). Até o final de maio, o CPB receberá os planos de aula e daremos assessoria aos mesmos. Geralmente as cidades realizam atividades paraolímpicas do seu dia a dia e ou que sejam desenvolvidas por associações e clubes paraolímpicos locais”, explicou Ramon Pereira.