João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo recebem doses da vacina da Pfizer

Imunizante será aplicado em duas etapas, com um intervalo de 21 dias entre elas e só deve ser usado em pessoas a partir de 16 anos de idade

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) iniciou na manhã desta quarta-feira (5) a distribuição das doses da vacina Pfizer/Biontech para os municípios de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo.

O imunizante será aplicado em duas etapas, com um intervalo de 21 dias entre elas e só deve ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, em dose única a eficácia é de mais de 80%.

A vacina será utilizada apenas nestas cidades devido à necessidade de armazenamento em temperaturas muito baixas e por poucos dias. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, as doses precisam ficar em temperaturas que variam entre 2°C e 8°C e devem ser utilizadas em até cinco dias. A carga do imunizante fica armazenada, por no máximo 14 dias, entre -25°C e -15°C.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que a vacina da Pfizer seja aplicada em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente, porém estados e municípios têm autonomia para seguir o cronograma com estratégias locais.