João Azevêdo sanciona lei que prevê ‘botão de emergência’ nas escolas da Paraíba

Imagem Ilustrativa

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), sancionou, nesta terça-feira (13), a lei 12.669 que cria o aplicativo ‘Escola Segura’. Com isso, o chamado “botão do pânico” passam a ser uma realidade nas escolas particulares e públicas do Estado. O sistema deverá ser utilizado em casos de emergência.

O aplicativo só poderá ser acessado por um professor ou funcionário cadastrado, que ao apertar o botão emitirá um sinal sonoro de alerta em todo o sistema de ensino, além de contactar os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), enviando uma mensagem de emergência para todos os celulares cadastrados no aplicativo.

Para isso, os profissionais deverão receber um treinamento específico para que possam usar o botão de maneira assertiva. Além disso, o aplicativo deverá possuir um chat interno para que os professores e gestores escolares possam se comunicar em tempo real durante uma situação de emergência.

O “Botão de emergência”, ao ser acionado, também envia alertas para serviços de atendimento médico e psiquiátrico, polícia, Conselho Tutelar e Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, informando a localização da escola e a natureza da emergência.