João Azevêdo reforça que auxiliar Manaus é “gesto de humanidade, de solidariedade”

Governador destacou a eficiência do sistema de saúde na Paraíba e que no momento somos todos um só povo

Após pedido de socorro do governo do Amazonas e Governo Federal sobre o colapso da saúde em Manaus por conta da explosão de demandas de pacientes infectados pela Covid-19, o governador João Azevêdo (Cidadania) afirmou que o momento é de solidariedade ao povo amazonense. A declaração foi dada à reportagem do Paraíba Já, na noite desta quinta-feira (14).

“O Amazonas vive uma situação extremamente difícil e essa é a hora, mais do que nunca, de nos unirmos para salvar o maior número possível de vidas. A Paraíba tem um sistema de saúde eficiente, profissionais qualificados e não poderíamos deixar de prestar esse gesto de humanidade, de solidariedade. Precisamos vencer juntos esse inimigo que tem causado tanto dor às famílias. Somos paraibanos, somos brasileiros, somos o mesmo povo e, nesse momento, a população amazonense precisa de nós”, declarou.

Hospitais estão sem oxigênio no Amazonas

A Paraíba está entre os estados que devem receber pacientes do Amazonas para atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local, segundo informou o governador Wilson Lima nesta quinta-feira (14). Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes.

De acordo com o governador Wilson Lima, os lugares que devem atender pacientes amazonenses são: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. O governo diz ter feito um estudo dos estados para decidir quais participariam do acolhimento aos pacientes para que não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais.

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias.