O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), estará na tarde desta segunda-feira (25) no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, para tratar da suspensão da Operação Carro-Pipa no estado. A paralisação, causada por um problema orçamentário, foi anunciada na última sexta-feira (22).
Com o fornecimento de água interrompido, cerca de 275 mil paraibanos estão sem abastecimento, segundo a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), presidida por George Coelho. A operação é essencial para atender comunidades rurais que dependem exclusivamente do serviço para ter acesso à água potável.
No sábado (23), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que discutiria a questão nesta segunda-feira com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, para buscar uma solução. A expectativa é que o encontro de João Azevêdo com o Ministério da Integração também contribua para agilizar a retomada da operação.
A suspensão da Operação Carro-Pipa impacta não apenas o abastecimento das famílias, mas também a agricultura e outras atividades econômicas em regiões do semiárido paraibano.