João Azevêdo discute ações conjuntas de combate ao coronavírus com diretoria da Unimed-JP

O governador João Azevêdo participou, nesta quarta-feira (1º), de videoconferência com a diretoria da Unimed João Pessoa, oportunidade em que foram discutidas ações conjuntas de enfrentamento do novo coronavírus.  Na ocasião, ele também fez um balanço das principais medidas adotadas pelo Governo da Paraíba para assegurar a prestação do serviço em Saúde à população paraibana.

“Nós já estamos realizando os exames no Lacen-PB, o que tem dado agilidade no diagnóstico. Devemos receber amanhã os kits dos testes rápidos e iniciamos hoje a montagem do hospital de campanha no estacionamento do Hospital Metropolitano, em Santa Rita, que oferecerá, inicialmente, 130 leitos, podendo dobrar a sua capacidade, caso haja necessidade. Já o nosso Plano de Contingência, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, estipula a quantidade de leitos de enfermaria e de UTI que iremos precisar de acordo com a ativação de cada onda de atendimento e conseguimos viabilizar, junto à bancada federal, recursos para a compra de mais 100 respiradores”, relatou.

Na reunião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância do esforço conjunto de órgãos e entidades públicas e privadas no intuito de encontrar soluções para frear a propagação do novo vírus. “Com um esforço conjunto, vamos conseguir vencer tudo isso. O Governo do Estado tem buscado, através dos vários mecanismos que dispomos, seja por meio do contato direto com o Ministério da Saúde, seja pelo Consórcio Nordeste, que criou um Comitê Científico, com a presença de vários pesquisadores, cientistas e médicos, para fazer os estudos e subsidiar a tomada de decisão dos governadores. Além disso, dentro do Consórcio, nós faremos compras coletivas para todos os Estados, que incluem, inclusive, respiradores”, disse.

João Azevêdo ainda informou aos participantes da reunião que autorizou a aquisição de placa viral, que deverá ser disponibilizada à UFPB com o objetivo de ampliar o número de exames para a Covid-19 no Estado.

Por sua vez, o presidente da Unimed-JP, Gualter Ramalho, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para analisar os cenários da doença e proteger, da melhor forma, a população, e colocou a entidade à disposição para contribuir com as medidas necessárias de combate à Covid-19. Ele também apresentou o plano da operadora para atender os seus clientes em suas unidades hospitalares.

“Nós estamos prontos para avançar nas ações e apoiar no que for preciso, trazendo a nossa responsabilidade de forma planejada, garantindo que a estrutura funcione mais rapidez”, falou.

Comente