João Azevêdo anuncia implantação do Hospital da Mulher do Sertão

Foto: Francisco França/Secom-PB

O governador João Azevêdo esteve, nesta terça-feira (9), no município de Sousa, ocasião em que anunciou a implantação do Hospital da Mulher do Sertão, que representará investimentos de R$ 75,2 milhões na construção e aquisição de equipamentos. A unidade de saúde terá capacidade de até 100 leitos e irá atender 40 municípios da terceira Macrorregião de Saúde. Na oportunidade, o gestor também entregou seis novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional.

O Hospital da Mulher irá oferecer atendimentos ambulatoriais nas áreas de obstetrícia, cardiologia, endocrinologia e hematologia, cirurgias ginecológicas eletivas, cuidados com a endometriose, pré-natal de alto risco, cuidados neonatais e Centro de Parto Natural. Também serão implantadas UTI pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin); Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco); e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca).

Ainda serão oferecidos exames de Raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma, eletrocardiograma, histeroscopia, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, mamografia, citologia, teste da orelhinha e teste do pezinho.

Na solenidade, o governador João Azevêdo ressaltou as ações do governo que têm ampliado a interiorização da saúde. “Estaremos oferecendo à população do Sertão mais um grande investimento na saúde para dar dignidade e conforto. O projeto ficou extraordinário e eu tenho certeza de que esse hospital será referência no cuidado com as mulheres e crianças. Nós fazemos uma política de saúde que faz diferença, que cuida das pessoas e promove justiça social”, frisou.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, evidenciou a importância do equipamento de saúde para a região. “Sousa ganha esse belíssimo presente que ampliará o atendimento no Alto Sertão, dando um suporte de alta complexidade às mulheres e às crianças. O governo tem olhado com atenção para o interior, com investimentos no Hospital do Bem, no Hospital Regional de Sousa, no Hospital Regional de Cajazeiras, na construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia, o que tem revolucionado a saúde”, comentou.

O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, celebrou o anúncio de mais uma obra estruturante para o município. “Recebemos mais um presente desse benfeitor sousense que tem garantido grandes avanços na saúde, assegurando segurança assistencial à nossa população. Esse é um dia histórico para nós e somos gratos ao governador pelo diálogo, pelas ações e por acompanhar essa obra que acompanhamos o seu nascimento”, disse.

Prestigiaram a solenidade os auxiliares da gestão estadual Lindolfo Pires (secretário da Juventude, Esporte e Lazer), Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Cristiana Almeida (secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).