Jeová diz que poços são ‘medida emergencial’ à espera da transposição

Como solução de curto prazo para atender às necessidades emergenciais de alguns municípios que já estão sofrendo com o desabastecimento de água, o deputado estadual Jeová Campos (PSB) pretende lutar pela perfuração de mais poços artesianos. Nos próximos dias, inclusive, o plenário avaliará um de seus requerimentos que solicita do Governo do Estado a perfuração de poços artesianos em diversas localidades do município de Triunfo. O tema, segundo ele, deve ser recorrente em sessões internas da Casa Legislativa e em audiências públicas itinerantes que pretende realizar com a Frente Parlamentar da Água.

“Nós vamos receber da comunidade o que elas estão demandando em se tratando de pedidos de perfuração de poços e abastecimento por carros-pipa ou seja, nós vamos até a população para beber na fonte do problema para trazer, de forma organizada, informações para compor uma agenda de ações da Frente Parlamentar da Água. O que é urgente, nós temos, e vamos, tratar imediatamente”, comentou o deputado durante sessão desta quinta-feira (05), lembrando que a primeira das audiências da Frente Parlamentar da Água será em Cajazeiras, no dia 20 de março.

Ainda sobre a perfuração de poços, Jeová também disse que a bancada federal da Paraíba deve se acostar ao problema. “A bancada federal vai ser convidada para participar de uma audiência da Frente para definirmos um caminho para as coisas serem solucionadas. Ora, se o Exercito não está tendo recursos para perfurar os poços, se as prefeituras não estão tendo recursos para fazer o abastecimento de água pelos carros-pipa, nós temos que ir atrás desses recursos em Brasília. Não tem mistério”, destacou o parlamentar.

Para o município de Triunfo, o deputado requereu a elaboração de um projeto e a posterior perfuração de poços no Sítio Jerimum e Distrito de Cajuí, além dos bairros de Teodolino Mangueira e Luis Gomes de Brito. Esse é o primeiro requerimento de perfuração de poços apresentado pelo gabinete de Jeová. Durante a sessão de instalação da Frente Parlamentear, o representante do Exército, Cel. Carlos Alerto, afirmou que o Exército dispõe de equipamentos e pessoal para perfuração de poços, mas que não há ainda orçamento definido para tal execução este ano. Ele disse ainda que em 2014, foram perfurados cerca de 330 poços na Paraíba, de um projeto inicial de 200 unidades.

Na mesma sessão, o diretor de Expansão da Cagepa, Leonardo Freire, apresentou uma situação crítica na qual 23 sistemas estão paralisados atualmente na Paraíba e outros 30 deverão entrar em racionamento para evitar o desabastecimento num futuro próximo. “Assim, diante desse panorama, nossa assessoria parlamentar deve seguir com outras solicitações sobre o tema”, disse Jeová, complementando que “essa situação não é incompetência do Governo ou da Cagepa, é por falta de chuva para encher mananciais mesmo. Estamos à beira de um colapso e é preciso fazer algo urgente”, finalizou Jeová.