Jardim Botânico celebra Dia da Mata Atlântica com atividade especial

 

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio do Jardim Botânico Benjamin Maranhão, realiza neste sábado (27), Dia da Mata Atlântica, duas atividades especiais em alusão à preservação deste bioma. Na ocasião, será oferecida oficina de jardinagem, palestras sobre a Mata Atlântica, entre outros.

As atividades são voltadas para o público infantil de 6 a 10 anos, com vagas limitadas, no horário de 8h a 9h30, e serão ministradas pela arquiteta e paisagista Lúcia Nobre. É necessário que todos estejam de calças compridas e sapatos fechados, pois haverá visita ao viveiro de mudas e às trilhas do Jardim. As atividades acontecerão em área externa, e em caso de chuva não poderão ser realizadas.

A coordenadora do Jardim Botânico, Suênia Oliveira, destacou a importância da iniciativa afirmando que a oficina de jardinagem é uma maneira simples e lúdica para as crianças ganharem conhecimento e a praticam de forma prazerosa. Ela adiantou que o material que será utilizado na oficina é bem simples: saquinho para mudas, terra e adubo. “Ao término da oficina, cada criança levará para casa as mudas que confeccionarem”, comentou.

Mata Atlântica dentro de JP

515O Jardim Botânico de João Pessoa está localizado na Mata do Buraquinho, considerada um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do País. O espaço é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, classificada como Refúgio de Vida Silvestre (RVS).

A data comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica e tem como um dos objetivos conscientizar a população e juntar esforços pela conservação, recuperação e o uso sustentável da mata. A Mata Atlântica foi reconhecida como Patrimônio Nacional, por meio da Constituição Federal Brasileira, e é formada por vários ecossistemas que dão ao bioma uma grande diversidade de paisagens. Cada ecossistema ocorre em alguma região específica do País e apresenta características diferentes na sua formação.