Ex-jogadora de basquete, Janeth recebe título de cidadã paraibana durante sessão na ALPB

A ex-jogadora da seleção brasileira de basquete Janeth dos Santos Arcain recebeu nesta sexta-feira (9) o título de cidadã paraibana das mãos dos deputados estaduais Camila Toscano (PSDB) e Raoni Mendes (DEM) durante sessão realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A honraria foi concedida pelo trabalho que a atleta mantém em João Pessoa através do Instituto Janeth Arcain (IJA) que já atendeu mais de 500 crianças e jovens, garantindo a promoção do basquete como fator de desenvolvimento humano e como ferramenta transformadora da sociedade no exercício da cidadania.

A propositura do democrata Raoni Mendes recebeu o apoio de Camila Toscano que presidiu a sessão e parabenizou o colega pela honraria concedida à jogadora Janeth. “Nossa Paraíba se orgulha por ter agora uma filha com qualidade de Janeth, que além de ter sido uma grande jogadora, defendendo o nosso País em competições mundiais, mantém aqui em João Pessoa o Instituto Janeth Arcain que é uma ferramenta transformadora para centenas de crianças”, disse a deputada.

Janeth se disse honrada com o título de Cidadã e destacou o seu amor pela Paraíba. “Eu fui bem recebida aqui desde a primeira vez que vim. E tem aquele ditado que a primeira impressão é a que fica. Então, a minha foi a melhor possível. Dessa forma, pelo carinho e afeto por mim, decidimos abrir aqui um braço do nosso Instituto. É muito bom ser uma filha desse estado”, destacou.

O IJA foi inaugurado em fevereiro de 2002 e tem por missão democratizar o acesso ao esporte de qualidade. O Instituto está inserido no Esporte Educacional e atende crianças e jovens, de 7 a 17 anos que trabalham uma metodologia própria que, didaticamente, está dividida em duas vertentes: Ensino do Esporte e Ensino pelo Esporte.

Atualmente o Instituto Janeth Arcain exerce atividades em cinco cidades: Santo André (sede), Atibaia, Bragança Paulista e Cubatão, no estado de São Paulo, além de João Pessoa, na Paraíba. Todos os núcleos contam com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal.

Aex-atleta olímpica, ao lado de Paula, Hortência e companhia, conquistou a prata para o Brasil nos Jogos de Atlanta, em 1996.A ex-ala soma 2.247 cestas pela Seleção Brasileira e tem extenso currículo na bagagem, passando pelos principais clubes nacionais e pelos Estados Unidos, onde jogou por oito anos e tornou-se a primeira brasileira na Liga Profissional Americana (WNBA).

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]