O deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN) defendeu na manhã desta terça-feira, 14, o fim do financiamento de empresas privadas nas campanhas eleitorais, dentro do projeto de reforma política que começa a ser debatido em todo o país.
De acordo com o parlamentar, os financiamentos privados, da forma como ocorrem no Brasil, favorecem o crime de corrupção, uma vez que a maioria das empresas financiadoras costumam “cobrar” o que investiram nos candidatos vencedores.
“Nós defendemos que a reforma política seja feita com a total participação popular, Temos a absoluta certeza que a população, por exemplo, é totalmente contrária ao financiamento privado das campanhas eleitorais. Não tenho a menor dúvida de que este tipo de financiamento será abolido pelo povo brasileiro. O que acontece é que determinadas empresas oferecem apoio financeiro a determinados candidatos e depois querem se beneficiar dos recursos públicos para cobrir o dinheiro doado” argumentou Janduhy carneiro.
O deputado lembra que os escândalos que surgem constantemente no Brasil envolvem exatamente grandes empresas doadoras de campanhas eleitorais. “Um exemplo é a Petrobras, uma das empresas mais sólidas do Brasil, envolvida em um escândalo sem tamanho, juntamente com empresas que doaram quantias exorbitantes em campanhas eleitorais”, finalizou Janduhy Carneiro.