Itamaraty informa que 80 brasileiros já deixaram a Ucrânia

O Ministério das Relações Exteriores informou neste domingo (27), em nota, que 80 brasileiros já deixaram a Ucrânia e foram para países fronteiriços. Ainda, segundo o Itamaraty, cerca de 100 brasileiros registrados na embaixada do Brasil em Kiev ainda estão em solo ucraniano.

A Rússia iniciou nesta quinta-feira (24) uma invasão à Ucrânia. O conflito é considerado a maior ofensiva militar registrada na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em razão do ataque russo, centenas de brasileiros tentam fugir do país.

Antes da guerra, a comunidade brasileira na Ucrânia era estimada em 500 pessoas. Nesta sexta-feira (25) um trem partiu da capital, Kiev, com brasileiros residentes no país com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste da Ucrânia.

O Itamaraty também informou que a Embaixada do Brasil em Kiev está prestando assistência a todos os brasileiros residentes na Ucrânia e há funcionários da embaixada brasileira em Chernivtsi, na fronteira da Ucrânia com a Romênia.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, em uma rede social, que um grupo de 39 pessoas (37 brasileiros e 2 uruguaios) chegou neste domingo (27) a embaixada do Brasil na Romênia.

O Ministério das Relações Exteriores disse ainda que a Embaixada em Varsóvia está prestando assistência aos brasileiros que estão próximos a Lviv.

O Itamaraty informou também que aguarda a manifestação daqueles que desejarem retornar ao Brasil e que foram disponibilizadas duas aeronaves da Força Aérea Brasileira com essa finalidade.

Do g1