O Irã está se preparando para lançar um ataque com mísseis balísticos contra Israel, o que pode ocorrer a qualquer momento, de acordo com membros do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Esse seria o primeiro ataque iraniano em resposta ao conflito entre Israel e Hezbollah.
“Os sistemas de defesa aérea que temos estão totalmente preparados, e as aeronaves da Força Aérea estão intensificando suas saídas no ar. Estamos no auge da nossa preparação, ofensiva e defensivamente”, divulgou Adraee.
Representante das Forças Armadas de Israel, Daniel Hagari reforçou que Israel está “na mais alta prontidão”, de acordo com O Globo.
“Estamos na mais alta prontidão, ofensiva e defensiva. Com o apoio dos Estados Unidos, estamos acompanhando os desenvolvimentos no Irã. O fogo iraniano contra o Estado de Israel terá consequências. Temos planos e temos capacidades”, informou Hagari.
Operações terrestres
Na madrugada desta terça-feira (1º/10), Israel anunciou ter iniciado operações terrestres “limitadas, localizadas e direcionadas” contra alvos do Hezbollah em uma área fronteiriça no sul do Líbano. Segundo o comunicado, a aviação e a artilharia israelenses realizavam ataques de apoio.
As Forças de Defesa de Israel aconselharam que a população evite a região e ordenaram, pelas redes sociais, a evacuação de 30 vilas.
“A IDF não quer machucá-los e, para sua própria segurança, vocês devem evacuar suas casas imediatamente”, completou Adraee em um post no X. De acordo com a nota divulgada, Israel informaria aos moradores quando eles poderiam retornar para casa. Do Metrópoles.