O iPhone 16 Pro Max é o mais novo topo de linha da Gigante de Cupertino. O modelo, lançado em setembro de 2024, chegou ao mercado com preço sugerido de R$ 12.499. A Apple equipou o smartphone premium com o poderoso processador A18 Pro e um conjunto de câmeras traseiro ainda mais avançado. Além da lente principal de 48 megapixels (MP) e telefoto de 12 MP com zoom óptico de 5x, há uma lente ultrawide de 48 MP — salto quádruplo em relação à resolução da geração anterior. A marca ainda promete maior autonomia de bateria, afirmando que o iPhone 16 Pro Max aguenta quatro horas a mais de reprodução de vídeos, se comparado ao iPhone 15 Pro Max.
Outros destaques são a tela OLED ligeiramente maior, com 6,9 polegadas e taxa de atualização de 120 Hz. O celular segue com acabamento em titânio, desta vez nas seguintes cores: titânio preto, titânio branco, titânio natural, titânio deserto. Vale lembrar que, como o celular foi recém-lançado, por enquanto ele não está à venda no Brasil. Entretanto, a pré-venda do iPhone 16 está marcada para dia 24 de setembro. A seguir, confira a ficha técnica e mais detalhes sobre o iPhone 16 Pro Max.
Ficha técnica do iPhone 16 Pro Max
- Tamanho da tela: 6,9 polegadas
- Resolução da tela: 2.868 x 1.320 pixels
- Painel da tela: Super Retina XDR OLED
- Câmera traseira: 48 MP + 12 MP + 48 MP
- Câmera frontal: 12 MP
- Sistema: iOS 18
- Processador: Apple A18 Pro
- Memória RAM: 8 GB (estimado)
- Armazenamento: 256 GB, 512 GB 1 TB
- Cartão de memória: não
- Bateria: não divulgado
- Peso: 227 gramas
- Dimensões: 163 x 77,6 x 8,3 mm
- Cores: titânio preto, titânio branco, titânio natural, titânio deserto
- Lançamento: setembro de 2024
- Preço de lançamento: R$ 12.499
Design e cores
O design do novo iPhone 16 Pro Max mantém a estética dos modelos anteriores, com conjunto triplo de câmeras disposto em uma base quadrada no canto superior esquerdo e bordas arredondadas. O modelo está disponível em quatro cores: titânio preto, titânio branco, titânio natural e titânio deserto, todas refletindo a escolha do material premium utilizado em sua construção. Segundo a Apple, o titânio é mais resistente e promete conferir maior durabilidade ao celular.
Em conformidade com as exigências da União Europeia, a Apple adotou a entrada USB-C no iPhone 16 Pro Max, seguindo a tendência iniciada na geração passada. O iPhone 16 Pro Max tem dimensões de 163 x 77,6 x 8,3 milímetros e peso de 227 gramas.
Tela
Seguindo o padrão das gerações anteriores, o iPhone 16 Pro Max vem equipado com uma tela Super Retina XDR OLED, garantindo imagens nítidas e cores vibrantes. O display do novo modelo está maior, com 6,9 polegadas — contra 6,7″ do iPhone 15 Pro Max — e tem resolução de 2.868 x 1.320 pixels, oferecendo alta definição para vídeos, jogos e outras mídias. A taxa de atualização é de 120 Hz, valor que proporciona uma experiência fluida e responsiva.
Com pico de brilho de 2.000 nits, o visor proporciona excelente visibilidade, mesmo sob luz solar intensa. Para proteção adicional, o painel é reforçado com a tecnologia Ceramic Shield, garantindo maior resistência a quedas e arranhões.
Câmera
A Apple guardou as mudanças mais significativas do iPhone 16 Pro para o conjunto traseiro de câmeras, que segue triplo, mas ganhou upgrade na resolução da lente ultrawide e suporte à filmagem em 4K a 120 quadros por segundo (fps), o que permite criar vídeos com efeitos mais cinematográficos. Veja abaixo como o sistema se organiza.
- Câmera principal de 48 MP com abertura de f/1.8;
- Câmera ultrawide de 48 MP com abertura de f/2.2;
- Câmera telefoto de 12 MP com abertura de f/2.8;
- Câmera frontal de 12 MP com abertura de f/1.9;
- Gravação em 4K a 24, 25, 30, 60, 100, 120 fps.
Como dito anteriormente, iPhone 16 Pro Max traz conjunto triplo de câmeras traseiras com principal de 48 MP, que garante fotos com ótima qualidade e nitidez; e um sensor telefoto de 12 MP, que permite dar zoom em até 5x sem perder a qualidade de imagem. Entretanto, o grande destaque é a lente ultrawide, cuja resolução saltou de 12 MP para 48 MP. O upgrade deve gerar fotos mais nítidas, principalmente em ambientes de baixa luminosidade. A câmera frontal segue com 12 MP.
Armazenamento e desempenho
O iPhone 16 Pro Max é equipado com o processador hexa-core A18 Pro, desenvolvido pela própria Apple. O chipset é fabricado com 3 nanômetros, o que contribui para uma maior eficiência energética e melhor dissipação de calor. Esse avanço é possível porque, com distâncias menores para os elétrons percorrerem, o processador se torna mais eficiente, reduzindo o consumo de energia e minimizando a geração de calor. Segundo a Apple, o A18 Pro é 15% mais rápido que a geração anterior.
Em termos de armazenamento, o iPhone 16 Pro Max está disponível em três opções: 256 GB, 512 GB e 1 TB. Como de costume, a Apple não divulga a quantidade de RAM em seus dispositivos, mas portais especializados em benchmark estimam que o celular tenha capacidade de 8 GB.
Bateria
A Apple tradicionalmente não divulga a capacidade exata das baterias de seus iPhones, optando por informar a autonomia em horas para diferentes tipos de uso. No iPhone 16 Pro Max, a empresa promete a maior autonomia já vista em um iPhone, superando todas as gerações anteriores. De acordo com a Apple, o novo modelo oferece até quatro horas a mais de bateria em comparação ao iPhone 15 Pro Max.
Especificamente, o iPhone 16 Pro Max é capaz de entregar até 33 horas de reprodução de vídeo, 29 horas de streaming de vídeo e até 105 horas de reprodução de áudio. Quanto ao carregamento, a Apple informa que o aparelho pode atingir 50% da carga em apenas 30 minutos com um carregador compatível. Além disso, o smartphone oferece suporte ao carregamento magnético com MagSafe e à recarga reversa, possibilitando carregar outros dispositivos compatíveis.
Versão do sistema
O iPhone 16 Pro Max vem equipado com o iOS 18, o mais recente sistema operacional da Apple, que foca principalmente na integração com a Apple Intelligence, a Inteligência Artificial (IA) da marca. Além de recursos como priorização de notificações e sugestões de respostas para e-mails, a IA agora inclui uma versão muito mais avançada da Siri, capaz de interagir com os usuários de mais forma fluida e natural.
Entre as novidades do iOS 18, destaca-se a ênfase em personalização. O sistema operacional vai permitir que usuários mudem a disposição, o tamanho e a cor dos ícones de aplicativos na página inicial e criem páginas e adicionem quaisquer aplicativos na Central de Controle.
Recursos extras
O iPhone 16 Pro Max vem com uma série de recursos extras. Ele tem certificação IP68, oferecendo proteção contra poeira e resistência à água em profundidades de até seis metros por 30 minutos. Quanto à conectividade, destaque para a presença de NFC, tecnologia que permite pagamentos por aproximação através do Apple Pay, e Bluetooth 5.3, que oferece conexões mais estáveis e rápidas.
O celular também mantém o recurso Dynamic Island, a ilha interativa introduzida no iPhone 14 Pro. Outra novidade é o novo Botão de Câmera, que permite agilizar a captura e ajustar configurações da foto como zoom e profundidade de campo. Ele também permite acionar o recurso de “Inteligência Visual”: basta pressionar o botão e apontar a câmera para um objeto ou local para que o iPhone exiba mais informações sobre ele.
Preço e onde comprar
Anunciado em 9 de setembro de 2024, até a publicação desta matéria, o iPhone 16 Pro Max ainda não está disponível para compra no varejo online. Como se trata de um lançamento recente, a Apple está iniciando a fase de pré-venda, marcada para começar no dia 24 de setembro. Dessa forma, ainda não há previsões de quando o novo topo de linha estará disponível em marketplaces como Amazon e Mercado Livre. A expectativa é que, após o início das vendas oficiais, o celular comece a aparecer nessas plataformas, mas ainda sem uma data específica confirmada.