
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira (29/5) que o governo Lula tem 10 dias para apresentar uma alternativa para o decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
“Combinamos que a equipe econômica tem 10 dias para apresentar um plano alternativo ao aumento do IOF. Algo que seja duradouro, consistente e que evite as gambiarras tributárias só para aumentar a arrecadação, prejudicando o país”, disse o presidente da Câmara na rede social X.
A declaração foi feita um dia depois do encontro da cúpula do Congresso com a equipe econômica. Participaram desse encontro, além de Motta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e lideres partidários.
Motta afirmou que avisou ao governo na reunião que há um ambiente geral no Congresso para derrubar o decreto sobre o IOF.
“Reforcei a insatisfação geral dos deputados com a proposta de aumento de imposto do governo federal. E relatei que o clima é para derrubada do decreto do IOF na Câmara”, argumentou. Do Metrópoles.
Assista
“País está cansado de aumento de impostos”, diz Hugo Motta, presidente da Câmara.
Governo tem 10 dias para apresentar alternativas à proposta de aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pic.twitter.com/C3Av6rF3Ly
— Metrópoles (@Metropoles) May 29, 2025