Invicto e com a melhor campanha, Atlético-PB estuda pleitear título de campeão estadual à FPF

Depois de adotar um tom pessimista quanto ao retorno dos estaduais em 2020, o Atlético de Cajazeiras promete intensificar o lobby para que a Federação Paraibana de Futebol (FPF) o proclame campeão da temporada. A justificativa do clube sertanejo é que tinha a melhor campanha até a paralisação do campeonato, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Para isso, o Trovão Azul foi buscar até uma certa jurisprudência. O presidente Alysson Lira citou a Federação Belga, que proclamou o Brugge campeão nacional justamente por ter feito a melhor campanha antes da parada. De acordo com o dirigente atleticano, essa é uma tendência que pode vingar no Brasil e também em outros campeonatos mundo afora.

– É um precedente, né? Acho que nenhum time da Paraíba aguenta mais de um mês de campeonato parado. Vamos nos reunir no dia 10 para ver qual decisão tomar. Se até lá não houver nenhuma decisão de retorno, penso que (declarar o Atlético campeão) é uma possibilidade – frisou Alysson Lira.

O Atlético-PB está invicto na temporada. Em 8 jogos, venceu cinco e empatou três. Com 18 pontos, lidera o Grupo A do Campeonato Paraibano, à frente do Treze (16 pontos) e Botafogo-PB (15). Mas é bom lembrar que o Belo tem um jogo a menos e pode se igualar ao Trovão Azul em caso de vitória na partida atrasada contra o Campinense, pela oitava rodada.

Campinense e Sousa dividem a liderança do Grupo B com 13 pontos, e têm campanha inferior ao Atlético-PB.

O primeiro campeonato no país a ser oficialmente encerrado depois da pandemia foi o Amazonense. Por lá, ainda não há uma definição de campeão – o Manaus venceu o primeiro turno, mas o Amazonas é o time de melhor campanha. Ambos pleiteiam o título estadual da FAF.

Apesar do desejo atleticano em ser declarado campeão, a FPF não trabalha com essa hipótese. A presidente Michelle Ramalho chegou a revelar a intenção da CBF em mudar a fórmula do Campeonato Brasileiro para permitir a decisão dos estaduais. O problema, neste momento, é quando haverá essa retomada. Informações do Globo Esporte Paraíba.

Comente