Instituto Federal da Paraíba oferece mais de 3 mil vagas em cursos técnicos

O Instituto Federal da Paraíba é reconhecido por proporcionar formação de qualidade para alunos da rede pública e privada, tanto no ensino técnico quanto no superior.

Desde o dia 17 de setembro, 3.565 vagas estão abertas para seleção em 20 campis que abrangem do litoral ao sertão do estado. Estudantes que concluíram o ensino fundamental poderão concorrer a uma vaga na modalidade “Ensino médio integrado ao ensino técnico”, enquanto quem já concluiu o ensino médio pode optar por um curso técnico de 2 anos na modalidade subsequente ao ensino médio. As inscrições são realizadas online e de forma gratuita.

Os cursos

Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Multimídia, Edificações, Serviços Jurídicos, Eletromecânica, Informática, Sistemas de Energia Renovável, Contabilidade, Automação Industrial, Controle Ambiental, Eletrônica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho, Geologia, Agroindústria, Agropecuária, Serviços de Restaurante e Bar, Transações Imobiliárias, Guia de Turismo, Transporte Aquaviário, Mineração, Equipamentos Biomédicos, Secretariado, Cuidados de Idosos, Petróleo e Gás e Química são os cursos oferecidos pela instituição de ensino.

Processo seletivo

Para os alunos que concorrerão na modalidade integrado ao ensino médio, o desempenho escolar durante o ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia no 6º, 7º e 8º anos serão o critério de seleção. Em Campina Grande, as notas apenas do 8º serão levadas em conta.

Na modalidade subsequente, os candidatos terão o desempenho das matérias de Língua Portuguesa e Matemática cursadas no 1º e 2º ano do ensino médio. A análise também tem a possibilidade de ser feita pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com notas emitidas após 2009.

Prazos

São quatros editais que variam de acordo com o município para o qual a prova será prestada

29 de outubro – Lista preliminar de candidatos inscritos

01 de novembro – Lista oficial de candidatos inscritos

30 de novembro – Resultado preliminar da seleção

07 de dezembro – Previsão para divulgação do resultado final

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]