Instagram sinaliza publicações de Cabo Gilberto e Nilvan como fake news

De acordo com o aviso da plataforma, "a mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação"

O Instagram sinalizou como informação falsa as publicações do deputado estadual Cabo Gilberto, do PSL, e do presidente do PTB na Paraíba, Nilvan Ferreira, após suposta informação de que um homem teria tatuado o ânus em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A informação, divulgada no último domingo (10), foi checada pelo Contrapoder, através de mecanismos de detecção de imagem para identificar a origem real da foto usada pelo deputado e o comunicador para espalharem desinformação.

Conforme o aviso, “a mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação”.

O verificador do fato citado pela rede social é a Agence France-Presse (AFP), uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas agências de notícias do mundo. Entidade francesa, fundado em 1835, à AFP desenvolve a editoria ‘AFP Checamos’, para verificar informações falsas que circulam na internet.

Confira publicações sinalizadas como fake news:

A verdade

tatuagem na verdade foi feita em 2017, pelo artista espanhol Abel Azconacomo forma de protesto contra o presidente dos Estados Unidos à época, Donald Trump. O slogan de campanha “Make America great again” foi tatuado pelo performer espanhol. A imagem que o deputado e o comunicador usam para ilustrar a publicação sequer foi feita no Brasil, muito menos neste ano, nem tampouco trata-se de um protesto contra Bolsonaro.