Instagram anuncia que vídeos com menos de 15 minutos vão virar Reels

O Instagram anunciou que começou hoje (5) um período de teste no mercado brasileiro que reformula a apresentação de vídeos. Agora, todos os novos vídeos com menos de 15 minutos serão publicados no formato de Reels.

Além disso, a aba “Vídeos” deixará de existir. Seu conteúdo será transferido para a área Reels.

O objetivo, segundo a plataforma, é simplificar a experiência do usuário. “Cada vez mais, nossa comunidade vem para o Instagram para se entreter e, por isso, queremos facilitar ainda mais a criação e descoberta de vídeos na plataforma”, afirma o comunicado à imprensa.

Os vídeos de até 15 minutos agora também podem ser editados com os mesmos recursos já disponíveis para Reels.

Difícil não detectar a forte influência do TikTok, app concorrente que popularizou o conceito de vídeos curtos verticais. Segundo estudo da consultoria Statista, o Brasil é o segundo maior mercado do aplicativo da chinesa Bytedance. Entre julho de 2020 e junho de 2021, 40% dos brasileiros afirmaram ter usado o TikTok. Só perdemos para a própria China, com 70%.

Ainda não se sabe se esta mudança na usabilidade do Instagram será considerada permanente. Ela também está sendo testada na Coreia do Sul. E não é a primeira vez que o Instagram escolhe os criadores brasileiros como “cobais”: nós fomos os primeiros a experimentar o formato de Reels, em 2019.

Do Uol.