Inquérito sorológico: aulas presenciais na PB devem retornar apenas em 2021

Objetivo, conforme o secretário de Saúde do Estado, é ter um ideia exata do grau de imunidade e verificar quais serão os resultados pós-reabertura

As aulas presenciais nas Paraíba devem ser retomadas apenas em 2021, devido à realização do inquérito sorológico, que será feito em duas mil residências de estudantes no estado. O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, informou que a testagem deve ser feita em 10 ou 15 dias e os resultados ficarão prontos em dois meses.

Geraldo Medeiros também destacou que o prazo pode ser menor, caso o inquérito seja concluído antes do previsto, mas não confirmou a informação.

“Vai depender de como ficar o inquérito, talvez termine antes do previsto”, declarou.

Em entrevista ao programa ‘F5’, da 89 Rádio Pop, na terça-feira (22), Medeiros explicou que a ação irá identificar pessoas com mais de 60 anos ou pessoas com menos de 60, mas que tem doenças associadas, e que dividem espaço com crianças e adolescentes entre três e 17 anos.

+ Secretário de Saúde nega retorno de aulas presenciais na PB a partir de outubro

O objetivo, conforme o secretário, é ter um ideia exata do grau de imunidade e verificar quais serão os resultados pós-reabertura das escolas em toda a Paraíba.

O secretário lembrou que 600 mil pessoas estarão circulando na Paraíba após a retomada das aulas presenciais. “Só de escolas estaduais temos 400 e mais 200 municipais.”

Geraldo também comentou sobre os questionamentos acerca das reaberturas de estabelecimentos e eventos, enquanto as aulas continuam suspensas.

“As pessoas ficam dizendo ‘abriu bar, restaurante, voltou vaquejada, por que só não abre as escolas?’. Mas isso é comparar duas coisas completamente diferentes”, afirmou.