Inexpressivo, Benjamin é escolhido para coordenar bancada paraibana no Congresso

O deputado federal Benjamin Maranhão (SD) é o novo coordenador da bancada paraibana no Congresso Nacional. O parlamentar foi escolhido pela maioria dos colegas para exercer a função. Em seu terceiro mandato na Câmara Federal, o deputado irá coordenar um grupo de 12 deputados federais e três senadores.

Benjamin estabeleceu como metas de trabalho a união da bancada paraibana para soluções dos problemas graves do Estado, a exemplo da questão da seca, do desabastecimento das cidades e os problemas de saúde e de segurança pública.

“Sinto-me honrado pela escolha do meu nome para exercer tão importante função para nosso Estado. Agradeço aos colegas que confiaram em mim essa missão, que recebo com muita responsabilidade. Minha principal missão será ajudar a trazer recursos para os municípios e para o Estado da Paraíba, colaborando com a concretização de obras e serviços, por meio da destinação das emendas, além de promover o diálogo entre os parlamentares e o Governo Federal”, explicou Benjamin, que assume a função em substituição ao deputado federal Wilson Filho (PTB).

Perfil – Nascido em 30 de novembro de 1971, Benjamin Gomes Maranhão Neto é formado como cirurgião-dentista, natural de João Pessoa – Paraíba foi prefeito de Araruna (PB) por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2002, tendo se elegido deputado federal pela primeira vez em 2003. Em 2014 foi reeleito deputado federal pelo Solidariedade com 63.433 votos.

Na câmara, presidiu a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e atuou em diversas outras, a exemplo de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Comissão de Turismo e Desporto; Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; e na Comissão Especial sobre a Transposição do Rio São Francisco.

O papel do coordenador da bancada federal
Interlocução – É o responsável pelo diálogo institucional entre os congressistas da Paraíba e os governos do estado e federal.

Liderança – Apesar de o cargo ser informal na estrutura do Congresso, cabe ao coordenador dar o posicionamento do estado em votações importantes.

Emendas – Assume a apresentação e acompanhamento das emendas coletivas ao Orçamento da União dos congressistas paraibanos.