IFPB oferece mais de mil vagas gratuitas para cursos técnicos presenciais

 Inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 6 a 31 de Julho pelo site da instituição

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está oferecendo mais de mil vagas para cursos técnicos na modalidade Subsequente ao Ensino Médio. As inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Presenciais (PSCT) estarão abertas de 6 a 31 de julho. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do site oficial do IFPB.

As oportunidades abrangem diversos campi espalhados pelo estado da Paraíba: Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Itabaiana, João Pessoa, Mangabeira, Patos, Pedras de Fogo, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade e Sousa.

O IFPB reserva 50% das vagas para candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Além disso, há subdivisões específicas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A seleção dos candidatos será baseada na análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática, ou nos resultados do ENCCEJA e ENEM.

Esta iniciativa do IFPB visa proporcionar acesso à educação técnica de qualidade, valorizando a diversidade e inclusão social através de critérios de seleção que consideram o histórico escolar e o desempenho em exames nacionais.

Os cursos ofertados são:

Administração
Gastronomia
Restaurante e Bar
Química
Guia de Turismo
Transações Imobiliárias
Serviços Jurídicos
Edificações
Eletromecânica
Manutenção e Suporte de Informática
Informática
Mineração
Eletrônica
Eletrotécnica
Equipamentos Biomédicos
Instrumento Musical
Mecânica
Secretariado
Cuidados de Idosos
Enfermagem
Modelagem de Vestuário
Sistemas de Energia Renovável
Agropecuária