Ibope: João cresce 15 pontos e assume liderança na disputa pelo Governo da PB

O segundo levantamento realizado na Paraíba pelo Ibope Inteligência, entre os dias 16 e 18 de setembro, a pedido da TV Cabo Branco e TV Paraíba, mostrou que que João Azevêdo (PSB), que tinha 17% na primeira pesquisa cresce 15 pontos percentuais e chega a 32% das intenções de voto. Enquanto isso, o emedebista Zé Maranhão, com 31% no primeiro levantamento, varia 3 pontos percentuais e atinge agora 28% das menções.

Lucélio Cartaxo, do PV, que tinha 18% vai a 19% nesta rodada, enquanto os demais candidatos oscilam dentro da margem e são citados por até 2% das intenções de voto. Eleitores paraibanos que tem a intenção de votar em branco ou de anular o voto são 15% (eram 23%) e os que não sabem ou não respondem caem de 8% para 4%. Nesta pergunta, um disco com os nomes dos candidatos é apresentado aos entrevistados.

Pergunta: Se a eleição para Governador da Paraíba fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (Estimulada – %)

Ibope: João cresce 15 pontos e assume liderança na disputa ao Governo da PB

Projeção de segundo turno

A pesquisa Ibope revelou que João Azevêdo derrotaria seus principais concorrentes em um eventual segundo turno.

No confronto com o candidato do MDB, José Maranhão, João venceria no segundo turno com 43% dos votos contra 42% do emedebista. Já na disputa contra Lucélio Cartaxo, do PV, o socialista ganharia com uma vantagem de 10 pontos percentuais: 45% x 35%.

Pesquisa espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

João Azevêdo (PSB): 23%

Zé Maranhão (MDB): 15%

Lucélio Cartaxo (PV): 10%

Tárcio Teixeira (PSOL): 0%

Rama Dantas (PSTU): 0%

Outros: 4%

Brancos/nulos: 20%

Não sabe/Não respondeu: 28%

No levantamento anterior, os números foram: João Azevêdo, 11%; Zé Maranhão, 9%; Lucélio Cartaxo, 6%; Tárcio Teixeira, 0%; Rama Dantas não foi citada; Outros, 7%; Brancos/nulos, 22%; Não sabe/Não respondeu, 45%.

Índice de rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices abaixo.

Rama Dantas (PSTU): 37%

Tárcio Teixeira (PSOL): 31%

Zé Maranhão (MDB): 30%

Lucélio Cartaxo (PV): 24%

João Azevêdo (PSB): 23%

Poderia votar em todos (resposta espontânea): 2%

Não sabem ou preferem não opinar: 10%

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
  • Quando a pesquisa foi feita: 16 a 18 de setembro
  • Registro no TRE: PB-08654/2018
  • Registro no TSE: BR-07454/2018
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
  • 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado