IBOBE: 59% dos brasileiros acreditam em influência da Covid-19 nas eleições

A pandemia vai influenciar o resultado das eleições municipais deste ano. Pelo menos é o que acreditam 59% dos entrevistados da pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal O Globo.

A expectativa por uma resposta nas urnas para a crise do novo coronavírus muda de acordo com o posicionamento político. O índice sobe para 79% quando os entrevistados se declaram de esquerda e cai para 58% entre os que se consideram de direita.

A pesquisa ainda apontou que 71% dos brasileiros acreditam que o país sofreu mais do que o esperado com a covid-19. Os entrevistados se dividem quanto a culpa pelos mais de 126 mil morto: 38% apontam o povo como o principal responsável pelo crescimento da pandemia enquanto 33% culpam o presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento também revelou que 58% acreditam que a ciência será mais valorida após o novo coronavírus.

“O que chama a atenção é a forte coerência interna dos dados. A maioria apoia a ciência e isso não está influenciado por grupo social ou etário. O governo e suas políticas para educação, tecnologia e inovação está de costas para essa maioria”, analisou Ligia Bahia, especialista em saúde pública da UFRJ e colunista de O Globo.

Do Terra.

Comente