HU de CG irá destinar 10 leitos de enfermaria para pacientes de Manaus

Dez leitos de enfermaria serão oferecidos pela Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), que fica em Campina Grande, para tratamento de pacientes vindos do Amazonas com Covid-19. A informação foi confirmada pelo superintendente Homero Gustavo Rodrigues, nesta sexta-feira (15).

Ao todo o HUAC tem 16 leitos para tratamento da covid-19, sendo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria. Destes, dez serão destinados aos pacientes. O superintendente explicou que é inviável destinar leitos de UTI para pacientes vindos do Amazonas, devido a viagem ser longa e o paciente poderia não resistir.

“No entanto, é inviável oferecer leitos de UTI de vez que um paciente instável não suportaria uma viagem tão longa”, disse o superintendente.

Ainda segundo Homero Gustavo Rodrigues, a ação faz parte de um “esforço da Rede EBSERH no sentido de ajudar a minimizar a crise por que passa o Estado do Amazonas”. Caso seja necessário o uso dos leitos, o superintendente informou que serão convocados “mais profissionais do nosso cadastro de  reserva para complementar as escalas de trabalho”.

A crise sanitária na capital do Estado, Manaus, está formando uma corrente de solidariedade entre os brasileiros. “É uma ação humanitária de ajuda aos irmãos amazonenses que passam por um grave momento na saúde pública”, frisou. Já o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) ofertou 15 leitos e pacientes devem chegar até amanhã na capital paraibana.