Hozen mostra folk rock premiado com inspiração country no Som Nascente

Quando os meninos da banda Hōzen se juntaram em Campina Grande pela primeira vez, em 2015, eles não haviam imaginado que menos de dois anos depois, as três músicas autorais de folk-rock country que deram início ao projeto iriam ganhar projeção nacional, ao serem usadas em uma homenagem do programa Caldeirão do Huck ao apresentador Luciano Huck. A Hōzen, que foi eleita melhor banda universitária do Brasil em um concurso de um banco privado realizado este ano, é a convidada do sétimo episódio da segunda temporada do programa Som Nascente.

“Foi uma surpresa para todo mundo. Ligaram para mim do Rio de Janeiro e o telefone ficou tocando a semana inteira e eu sem atender, achando que era de telemarketing. Quando foi numa quinta-feira, atendi e tomei um susto porque era da produção do Caldeirão pedindo autorização para usar duas músicas da gente em uma matéria de homenagem no aniversário de Luciano Huck. Nem acreditamos direito, mas quando assistimos o episódio, ficamos honrados por nossa música estar lá sendo ouvida por milhares de pessoas”, contou o guitarrista Túlio Escarião.

Banda Hozen (Foto: Beat Audiovisual/Divulgação)

Banda Hozen (Foto: Beat Audiovisual/Divulgação)

Na reportagem, serviram de background as músicas “What Holds You” – composta pelo guitarrista, e “Leave Behind”, cuja letra é do cunhado do vocalista do grupo, Lucas Ribeiro. A canção abriu os trabalhos do Hōzen e ganhou um videoclipe feito por estudantes do curso de arte e mídia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Essa música foi um presente pra gente dado pelo meu cunhado, Anderson Matos, que já tinha a música e tocava com a banda dele lá no Ceará. Quando a gente montou a Hōzen, ele perguntou se a gente não queria tocar, então a gente pegou a música, refez o instrumental e gravamos. Ela fala sobre superação, sobre deixar as preocupações para trás e seguir em frente”, explica o vocalista.

Influências folk e country

Para compor o estilo de trabalho do grupo, os integrantes resolveram reunir coisas em comum que cada um tinha e definir um modelo de sonoridade. “A gente se propôs a assumir o folk como estilo da banda porque os instrumentos acústicos, o violão, o banjo, são coisas que gostamos, e vimos que faltava algo assim no cenário musical da Paraíba”, explica o guitarrista.

As letras em inglês se devem às principais influências do Hōzen, que são bandas como Mumford & Sons, Of Monster and Men e Phillip Phillips. O baterista Aleff Menezes diz que para completar a identidade visual e sonora, o grupo também adotou o folk até mesmo no estilo da arte da capa do primeiro disco da banda.

“Cada single que saiu anteriormente teve um design montado para contar a história daquela música em particular. A capa do nosso EP vem para fechar este ciclo e juntar tudo isso”, diz. O disco. chamado de “The Road”, foi lançado na quinta-feira (30) e está disponível nas redes sociais da banda e em plataformas de streaming de áudio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EP The Road, da banda Hozen (Foto: Arte/Ludos Studio/Divulgação)

Melhor banda universitária

O primerio EP da Hōzen foi gravado no início de novembro em São Paulo, após a banda vencer um concurso promovido por um banco particular em que participaram bandas de todo o Brasil. O concurso teve como objetivo eleger a melhor banda universitária do país e contou com três fases.

Na primeira fase, uma comissão julgadora selecionou 60 bandas que passaram para o voto popular, que foi a segunda fase. A banda campinense foi a mais votada pelo público, ficando em primeiro lugar e se tornando uma das 10 finalistas que passaram por um júri especializado. O resultado foi divulgado no dia 6 de outubro, com a banda sendo anunciada como vencedora.

“A gente ficou muito feliz de poder representar o cenário musical da Paraíba neste concurso. A gente sabia de nossa capacidade, mas vencer o concurso era um sonho distante. De repente nós ganhamos e tivemos a oportunidade de gravar nosso trabalho num dos melhores estúdios do Brasil. Foi bem gratificante”, explica o baixista Romero Coelho.

Além da gravação do EP, o prêmio também rendeu uma apresentação na cerimônia de premiação do evento do banco e outros dois shows na capital paulista. “A experiência foi incrível. Todo o processo de se envolver por quatro dias, dentro de um estúdio profissional, acompanhando todo o processo de gravação, mixagem e masterização, foi muito bom para a gente, principalmente pelo aprendizado”, completa o baixista.

Hōzen – Leave Behind

Hozen - Leave Behind (no Som Nascente)

Hozen – Leave Behind (no Som Nascente)

Hōzen – What Holds You

Hozen - What Holds You (no Som Nascente)

Hozen – What Holds You (no Som Nascente)

Hōzen – Come Back Home

Hozen - Come Back Home (no Som Nascente)

Hozen – Come Back Home (no Som Nascente)