Hospital Prontovida deixa de ser exclusivo para pacientes com Covid-19

Unidade ressalta que o atendimento misto é o melhor nesse momento para conseguir tratar outras doenças, principalmente da parte cardiológica

Com a redução dos casos de Covid-10 e diante da baixa ocupação de leitos, em João Pessoa, o Hospital Prontovida, no bairro de Tambiá, passa a atender, a partir desta quarta-feira (9), pacientes com outras patologias na unidade. Com isso, a instituição volta a ser mista, atendendo pacientes vítimas do coronavírus ou não.

“O Prontovida volta a ser misto, Covid e não Covid, porque a gente estava com a taxa de ocupação baixa, com poucos pacientes internados”, explicou o diretor-geral do hospital, Gustavo Rique.

A decisão foi tomada após reunião entre a diretoria do hospital e a secretária de Saúde Margareth Diniz e tem como objetivo ofertar mais vagas para a rede municipal.

“A gente esperou passar essa fase. Estamos com taxa baixa de ocupação há mais de 15 dias. Mas, estamos preparados para, se precisar, voltar a abrir mais leitos Covid”, destacou o diretor.

Apenas oito pacientes estão internados atualmente no Prontovida, com Covid ativa, sendo seis na UTI e dois na enfermaria. Também estão internados em tratamento na unidade oito pacientes pós-Covid.

De acordo com o diretor-geral do Prontovida, 30 leitos ficarão reservados para pacientes infectados pelo coronavírus. “A gente ainda deixou 20 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria só para Covid, porque se tiver uma nova onda, estaremos preparados para atender aos pacientes”, informou.

O atendimento misto, ressalta, é o melhor a ser feito nesse momento para conseguir tratar outras doenças, principalmente da parte cardiológica. “Dessa forma, a gente consegue ajudar mais a rede municipal de Saúde”, disse Gustavo Rique.