Hospital de Trauma de JP realiza mais de 12 mil atendimentos no primeiro bimestre

Referência para casos de grande complexidade em João Pessoa e nas cidades circunvizinhas, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena realizou no primeiro bimestre de 2020, 12.361 atendimentos, sendo mais de três mil casos considerados graves e gravíssimos.

O complexo hospitalar recebeu nesse período, mais homens, o que representou mais de 60% dos atendimentos, com faixa etária de 0 a 100 anos, sendo os jovens e adultos os mais acometidos. Os pacientes dos municípios de Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, além dos bairros de Mangabeira, Valentina e Cristo são os mais atendidos. De acordo com a classificação de risco, 3.545 pacientes chegaram em estado estável a grave, exigindo atendimentos especializados.

De acordo com os dados da unidade de saúde, as vítimas de queda lideram as estatísticas com 2.257, seguida de motocicleta (1.409) e pancada com 359. Ainda outros casos de destaques na emergência foram: agressão física (224), queimadura (201), automóvel (160), atropelamento (127), arma de fogo (111), bicicleta (105) e arma branca (78). Os demais atendimentos foram direcionados para casos clínicos, como por exemplo, corpo estranho (1.125), Acidente Vascular Cerebral (410) e Acidente Vascular (100).

O Hospital de Trauma é referência em atendimentos a vítimas politraumatizadas, queimaduras, vítimas de acidentes de trânsito, Acidente Vascular Cerebral e tentativa de suicídio. Ele atende diariamente a população da 1ª macrorregional de Saúde, abrangendo 64 municípios, entre eles, as cidades mais populosas do estado: Santa Rita, Cabedelo, Guarabira, Bayeux, Mamanguape, Solânea e Conde, além de municípios de Pernambuco e Rio Grande do Norte, que fazem divisa com a Paraíba.

Perfil

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

Comente