Hospitais de João Pessoa são incluídos no programa de redução de filas de cirurgias

Resolução foi publicada na edição desse sábado do Diário Oficial do Estado da Paraíba

Publicada na edição deste sábado (15) do Diário Oficial do Estado da Paraíba a Resolução CIB-PB Nº 103, de 5 de junho de 2024. O documento aprova a atualização das unidades com habilitação do tipo “29.02 – Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas” no estado. A nova resolução inclui o Hospital Municipal do Valentina e o Instituto Cândida Vargas entre as unidades habilitadas no programa.

A partir de agora, o processo de habilitação dessas unidades será responsabilidade dos gestores estaduais, distritais ou municipais, que deverão formalizar a habilitação por meio de publicação de ato normativo e inserção da informação no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PB), no uso de suas atribuições legais e embasada em uma série de legislações e portarias federais e estaduais, decidiu pela inclusão de novas unidades de saúde no programa. A medida é parte de um esforço contínuo para melhorar o atendimento de cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas, reduzindo o tempo de espera dos pacientes.

A resolução considera, entre outras normativas, a Lei nº 8.080, de 1990, que estrutura o Sistema Único de Saúde (SUS), e o Decreto nº 7.508, de 2011, que regulamenta a organização do SUS e a assistência à saúde. Também são levadas em conta diversas portarias do Ministério da Saúde que estabelecem normas para o financiamento e a transferência de recursos federais para as ações de saúde.

A medida foi aprovada durante a 4ª Reunião Ordinária da CIB-PB, realizada no dia 05 de junho de 2024 na UNIFIP, em Campina Grande. A resolução já está em vigor, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.