Homem é preso por tráfico e ameaças a indígenas na Paraíba

Suspeito atuava na região da Aldeia Tramataia, no município de Marcação

Foto: Ilustração / Agência Brasil

A Força de Combate ao Crime Organizado na Paraíba (FICCO/PB) prendeu, nesta quarta-feira (27), um homem ligado a uma facção criminosa por porte ilegal de armas e tráfico de entorpecentes. O suspeito atuava na região da Aldeia Tramataia, no município de Marcação, e também é acusado de ameaçar indígenas da etnia Potiguara, especialmente o cacique da aldeia, que vinha denunciando os crimes cometidos no local.

De acordo com as investigações, o preso utilizava as ameaças para intimidar a comunidade e garantir que suas atividades criminosas não fossem interrompidas. A ação policial, conduzida por uma guarnição da Polícia Militar, ocorreu durante a tarde na própria aldeia.

A FICCO/PB, responsável pela operação, é uma força-tarefa integrada pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (SEDS) e Secretaria de Estado da Administração.

As autoridades destacaram que a prisão representa um importante passo na garantia de segurança e proteção aos direitos da comunidade indígena Potiguara, que vinha sofrendo com a intimidação e o impacto das atividades criminosas na região. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar outros possíveis envolvidos nos crimes.