Um homem de 27 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (26) em Santa Rita, na Grande João Pessoa, suspeito de estupro virtual e extorsão sexual contra pelo menos 30 mulheres em diferentes estados do Brasil. A ação foi realizada pela Delegacia Especial de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil da Paraíba (DECC).
O delegado João Ricardo, responsável pelo caso, revelou que o criminoso usava perfis falsos em redes sociais para atrair as vítimas, ganhando a confiança delas e trocando fotos íntimas. O homem, no entanto, enviava fotos falsas, enquanto as vítimas compartilhavam imagens reais.
Após obter as fotos, ele iniciava as ameaças, exigindo que as mulheres produzissem vídeos de cunho sexual para que o material já em seu poder não fosse divulgado. Essa prática de coação para a gravação de conteúdo íntimo é o que o delegado caracteriza como estupro virtual.
Além da extorsão sexual, o suspeito também exigia dinheiro das vítimas. Uma delas chegou a pagar R$ 10 mil para evitar a exposição de seus vídeos e fotos.
As investigações começaram após uma das vítimas registrar denúncia na delegacia depois de quatro meses de extorsões. Durante a prisão, foram apreendidos um computador e seis celulares que serão periciados para determinar o número exato de vítimas, que pode ser ainda maior que as 30 já identificadas.
O delegado João Ricardo alerta para os perigos da exposição online e incentiva outras possíveis vítimas a denunciarem casos semelhantes.