Hoje é dia de vacinamar mais de 50 mil crianças em João Pessoa

Hoje é o Dia ‘D’ da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo em todo o Estado. A imunização será oferecida a partir das 8h nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos 223 municípios paraibanos. É indicado que os responsáveis levem os cartões de vacinação das crianças para que, caso seja necessário, eles sejam colocados em dia.

Desde 1990 não são registrados casos de poliomielite no país. Por conta disso, em 1994, o Brasil recebeu a ‘Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem’, juntamente com os demais países das Américas.

Já entre 2013 e 2014 foram notificados 596 casos de sarampo no país, com maior concentração nos estados do Ceará (365) e Pernambuco (224). Na Paraíba, neste ano, até agora, não houve registro de nenhum caso. Em 2013, foram 33 casos suspeitos, com uma confirmação.

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que será aberta oficialmente às 8h30 na USF do Bairro São José, na capital, segue até o dia 28 deste mês. A meta é vacinar no Estado 262.008 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos contra a poliomielite; e 233.567 crianças de 1 a 5 anos com a dose da vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.

“O objetivo de unir as campanhas é resgatar os menores de 5 anos não vacinados e corrigir falhas primárias de vacinação, garantindo altas coberturas vacinais e mantendo o estado de eliminação do sarampo no país”, explicou a chefe do Núcleo de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga.

INFECÇÃO CAUSA PARALISIA INFANTIL
A poliomielite – conhecida como paralisia infantil – é uma doença causada pela infecção do poliovírus. Ele se espalha por contato direto entre pessoas. O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático.

O período da infecção pelo vírus, até que surjam os sintomas da doença, varia de 5 a 35 dias. Quando se manifestam, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção.

Já o sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação é de cerca de 12 dias.

Além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, há febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Otite, pneumonia e encefalite são complicações graves do sarampo.