Hipercard deve indenizar cliente que teve nome negativado indevidamente na PB

Mulher alegou que após negociação e quitação de dívida, foi surpreendida com a inscrição de seu nome no Serasa, o que lhe causou sério constrangimento

Por unanimidade, a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu majorar de R$ 3.500,00 para R$ 5 mil, o valor da indenização por dano moral em favor de uma cliente que teve seu nome negativado indevidamente pelo Hipercard Banco Múltiplo S.A. O caso foi julgado nos autos da apelação cível, que teve a relatoria do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Conforme os autos, a cliente alegou que, mesmo após negociação e quitação de dívida, foi surpreendida com a inscrição de seu nome no Serasa, o que lhe causou sério constrangimento. A instituição financeira alegou ter excluído o nome da autora dos órgãos de proteção ao crédito tão logo cientificada da quitação do débito, não havendo que se falar em dano moral, porquanto ter agido com boa-fé e pela preexistência de negativações em nome da autora. Ao fim, requereu a improcedência do pedido.

Ao negar provimento, o desembargador Oswaldo Trigueiro ressaltou que restou evidenciada a presença do ato ilícito de responsabilidade do banco, do qual resultou inegável prejuízo à parte recorrida. “No que se refere ao dano moral, não é preciso realizar grande esforço para enxergar que se encontra manifestamente configurado, tendo em vista ser pacífico na jurisprudência o constrangimento gerado àquele que tem seu nome mantido indevidamente em cadastro de inadimplentes”, disse o relator.

Ainda segundo o relator, a majoração do valor é condizente com as circunstâncias fáticas, a gravidade objetiva do dano e seu efeito lesivo, bem como observância dos critérios de proporcionalidade e razoabilidade, sem implicar enriquecimento ilícito do beneficiário, atendendo, ainda, ao objetivo de inibir o ofensor da prática de condutas futuras semelhantes.

Da decisão cabe recurso.