O Hemocentro da Paraíba programou cinco coletas externas para este mês de novembro, cujas ações serão nas cidades de Cabedelo e João Pessoa. As campanhas externas são estratégias que a instituição utiliza para aproximar o voluntário da doação de sangue, garantindo assim um acesso mais fácil da população à doação, além de incentivá-la à doação regular.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, ressalta que doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. “O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar três vidas”, destacou.

De acordo com o cronograma do Hemocentro da Paraíba, a primeira ação externa do mês de novembro será nesta terça-feira (7), das 8h às 16h, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Débora Duarte, que fica na Rua Adrísio Mota de Sousa, 34, Cidade dos Funcionários II, em João Pessoa.

Já na quinta-feira (9), a coleta externa será no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus avançado de Cabedelo, localizado na Avenida Pastor José Alves de Oliveira,s/n, no Centro, das 9h às 16h.

Nos dias 14 e 16, a equipe do Hemocentro estará em instituições de ensino superior na capital. Na terça-feira (14), vai até o Unipê, localizado na BR 230, em Água Fria, e na quinta-feira (16), na Uninassau, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, 1201; ambas serão realizadas no período das 8h às 16h.

Encerrando as atividades, no dia 25, será realizada a 4ª edição da Campanha Amigo Doador, em parceria com a Instituição Espírita Vianna de Carvalho e a Organização Não Governamental Doe Sangue-PB. A coleta será no Centro Espírita que fica na Rua Professor Joaquim Santiago, 70, no bairro dos Expedicionários, das 8h às 16h.

Saiba como ser um doador

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto.

Os homens podem doar com intervalo de cada dois meses e as mulheres a cada três meses. No momento da doação, é importante apresentar a carteira de identidade ou outro documento oficial com foto, e a pessoa não deve estar em jejum.