O Hemocentro da Paraíba está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos para garantir o abastecimento das unidades de saúde e atender as demandas transfusionais. Uma queda do número de doações registrada nas últimas semanas acendeu o sinal de alerta no banco de sangue nesses dias que antecedem o ano novo.
A diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, chama a atenção da população para que neste período de festas e feriados prolongados também priorizem a doação de sangue e ajudem a elevar o nível do estoque que está crítico. “A queda do número de doações tem sido percebida nos últimos dias. Isso nos preocupa porque estamos próximo das festas de final de ano, quando frequentemente aumenta a demanda por transfusão de sangue”, frisou a diretora.
De 16 a 21 deste mês, o Hemocentro registrou uma redução de 16,9% do número de doações em relação ao mesmo período do ano passado. “Nunca é demais lembrar que doar sangue é um gesto voluntário, de solidariedade e, ainda, uma atitude que salva de vidas. A doação de sangue é um ato extremamente seguro, não engorda e ainda é considerado um ato nobre.
O sangue humano é insubstituível. Por essa razão, sempre que alguém necessita de uma transfusão sanguínea, só pode contar com a sensibilidade de alguém que se disponha a fazer a doação”, ressaltou Shirlene Gadelha.
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento de identidade original e com foto, estar alimentado e em boas condições de saúde.
Horário de atendimento
Neste sábado o Hemocentro da Paraíba atenderá doadores das 7 às 13h. Na segunda (30) e terça-feira (31), o atendimento será das 7h às 12h, voltando à normalidade na quinta-feira, com atendimento das 7h às 17h30.