Greta Thunberg é deportada de Israel após tentar chegar em Gaza de barco

0
Greta Thunberg é deportada de Israel após tentar chegar em Gaza de barco
Foto: Ministério das Relações Exteriores de Israel via X

A ativista sueca do clima e dos direitos humanos Greta Thunberg foi deportada de Israel em um voo para a França nesta terça-feira (10), após ser detida pelo Exército israelense, juntamente com outros ativistas a bordo de um navio de ajuda humanitária com destino a Faixa de Gaza.

“Greta Thunberg acaba de partir de Israel em um voo para a Suécia (via França)”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores de Israel em uma publicação no X, ao lado de duas fotos da jovem ativista a bordo de um avião.

Thunberg, de 22 anos, é uma conhecida ativista climática que há muito evita viagens aéreas, tendo viajado de barco para uma conferência sobre o clima em Nova York em 2019.

Pelo menos cinco de seus companheiros de tripulação, que também foram detidos a bordo do barco de ajuda humanitária Madleen na segunda-feira (9), recusaram-se a concordar em partir voluntariamente e serão deportados, segundo o Ministro das Relações Exteriores da França nesta terça-feira.

“Ontem à noite, nosso cônsul pôde ver os seis cidadãos franceses que foram presos pelas autoridades israelenses. Suas famílias foram contatadas. Um deles concordou com a partida voluntária e deve retornar hoje. Os outros cinco serão deportados”, escreveu Jean-Noël Barrot em uma publicação no X.

Uma das cidadãs francesas detidas por Israel na segunda-feira é Rima Hassan, deputada do Parlamento Europeu.

“Nos últimos dias e horas, o Presidente do Parlamento Europeu tem mantido contato constante com as autoridades israelenses… para garantir a segurança da deputada europeia, Rima Hassan, que estava a bordo do barco Madleen, e de todos os que a acompanhavam”,

disse Delphine Colard, porta-voz do Parlamento Europeu, na segunda-feira.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel havia informado anteriormente que qualquer pessoa que se recusasse a assinar os documentos de deportação e deixar Israel seria levada perante as autoridades judiciais para autorizar sua deportação. Da CNN.

Não há posts para exibir