Grande João Pessoa apresenta acréscimo de 7,86% na ocupação dos leitos de UTI

Os cálculos são resultados da comparação dos dados entre as duas últimas edições, 13ª e 14ª, da avaliação do Plano Novo Normal

A nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SE-PB), que apresenta uma análise situacional da pandemia da Covid-19, divulgado pelo Governo da Paraíba, no sábado (12), mostra que a 1ª Macrorregião de saúde, correspondente a Grande João Pessoa, comparada aos dados das 13ª e 14ª avaliações do Plano Novo Normal, obteve um novo e sucessivo comportamento de aumento da ocupação dos leitos das unidades de terapia intensiva (UTI), para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19.

A nota técnica da SES aponta que, a partir da comparação dos dados entre as últimas edições da avaliação do Plano Novo Normal, percebe-se um acréscimo de 7,86% da ocupação dos leitos, fato que coloca a autoridade sanitária estadual em nível de atenção e ostensivo acompanhamento.

Com relação a ocupação hospitalar dos leitos de UTI para adultos da 2ª Macrorregião de Saúde, houve-se um aumento de 12,72%, enquanto a 3ª Macrorregião obteve crescimento de 24,71% nas ocupações dos leitos de UTI para adultos.

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, a ocupação total de leitos de UTI, sendo eles adulto, pediátrico e obstétrico, em todo o estado, é de 57%. No entanto, fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 59%.