- Publicidade -
Cotidiano

Governo entrega Espaço LGBT e reforma do Centro da Mulher em Campina Grande

O Governo do Estado entregou, na tarde desta quarta-feira (15), o Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia (Espaço LGBT Luciano Bezerra) e também a reforma do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, ambos em Campina Grande. O nome dado ao Espaço LGBTfobia é em homenagem a Luciano Bezerra, uma das lideranças do Movimento LGBT da Paraíba, que faleceu ano passado. Foram investidos R$ 175 mil na obra.

- Continua depois da publicidade -

“Hoje entregamos a reforma do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, que fortalece a política de gênero em relação às mulheres, e também inauguramos o Espaço LGBT, que é essencial para combater a discriminação e o preconceito. Luciano Bezerra era um cidadão do mundo que lutou de maneira incansável pelo movimento LGBT. A luta pró LGBT é uma causa de toda a sociedade, porque envolve o direito das pessoas e o respeito ao próximo”, observou o governador Ricardo Coutinho.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, comentou que o dia é de grande celebração porque Campina Grande ganha um Centro LGBT, agregado ao Centro de Referência da Mulher que foi reformado. “Em 2012, implantamos este Centro da Mulher e não paramos de receber demanda e agora chega aqui o Centro LGBT, que vem oferecer atendimento para este segmento da população que é muito forte em Campina Grande. No mesmo espaço temos dois serviços funcionando de maneira independente e servindo da melhor forma possível”, afirmou.

A missão do Espaço LGBT é promover a cidadania e os direitos humanos de LGBT, assim como o enfrentamento da LGBTfobia, da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. “Este é um marco importante para a cidade e para a região neste segmento. Aqui será oferecido atendimento no setor jurídico, psicológico, orientação social e educativa, dessa forma, os usuários poderão se servir deste espaço de cidadania”, explicou o coordenador do Centro de Referência LGBT, Harry dos Santos.

“Esse Centro de Referência foi muito esperado e é uma grande conquista para o movimento LGBT. Também ficamos felizes pela homenagem feita a Luciano Bezerra, que era um precursor do movimento aqui em Campina Grande e foi uma referência nacional. Ele foi um exemplo de militante social”, falou a representante do movimento LGBT, Carolina Carolino de Jesus.

O Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia também vai realizar o serviço de busca ativa, o qual será desenvolvido por agentes de direitos humanos. Os profissionais irão se deslocar à comunidade, ao local de trabalho ou à casa de LGBTs, ficando mais próximo da sociedade e fazendo com que o serviço esteja ativamente presente na sociedade. Para mais informações sobre o Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia, basta ligar para o número 3342-9129.

Comente

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar