Governo do Estado discute parcerias com embaixador e cônsul espanhóis

O Centro Histórico de João Pessoa recebeu, na manhã desta terça-feira (26), a visita do embaixador espanhol Fernando Villalonga, e do cônsul da Espanha para o Nordeste, Gonzalo Fournier, que estiveram na Paraíba para discutir parcerias.

Acompanhados da diretora executiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Cassandra Figueirêdo, e da equipe técnica do órgão, a visita teve como objetivo conhecer aspectos que caracterizam a relevância e singularidade do patrimônio cultural da Paraíba.

Dentre as parcerias discutidas, destacam-se a criação de cursos de restauro no intuito de fomentar a formação e qualificação de restauradores.  “A Espanha já teve no passado grande participação na defesa do Centro Histórico de João Pessoa. Acreditamos na renovação dessa parceria, por meio da Educação Patrimonial”, afirmou a diretora executiva do Iphaep.

Com relação às formas de parceria da Espanha com a Paraíba o embaixador expressou: “Na política educacional da Espanha, temos a especialidade da Conservação e de Restauração de Bens Culturais, que pode ser utilizada na capacitação aqui na Paraíba”, disse Fernando Villalonga.

O Centro Cultural São Francisco foi um dos pontos de parada dos representantes do governo espanhol. “Não se encontra em outros lugares tanta beleza, é maravilhoso”, observou o embaixador.