Governo da PB firma parceria com instituições francesas para Encontro Internacional de Forró

Objetivo do Encontro Internacional de Forró é promover internacionalmente uma expressão cultural que é genuinamente nordestina

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), firmou uma parceria com três instituições francesas para a realização do 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz, que vai acontecer em setembro de 2025 em Lille, na França.

A reunião aconteceu no Museu de Belas Artes de Lille e contou com a presença de representantes da associação Lille 3000, da equipe do próprio museu e da Câmara Municipal da cidade francesa.

Essa foi mais uma agenda que uma equipe técnica da Secult-PB cumpriu em território francês. O objetivo do Encontro Internacional de Forró é promover internacionalmente uma expressão cultural que é genuinamente nordestina. “Lille vai ser a capital europeia do forró em 2025”, comemorou o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos.

De acordo com o secretário, o evento vai ser realizado em parceria com a associação cultural Balaio Nordeste e vai permitir um intenso intercâmbio de artistas paraibanos e nordestinos na França, no ano que vem, quando os dois países promovem o Ano Brasil-França 2025.

“A atual gestão entende a importância de promover a circulação de nossos artistas por outros palcos, para além das divisas paraibanas e das fronteiras brasileiras. E um encontro de forró, na França, vai fortalecer a nossa cultura, disseminar as nossas tradições”, completou ele.

A Paraíba responde atualmente pela Câmara Técnica da Cultura do Consórcio Nordeste e é quem capitaneia junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o projeto de transformar o forró em patrimônio imaterial da humanidade. O evento em Lille, assim, é mais um movimento na divulgação do forró enquanto identidade artística nordestina que é reconhecida pelo mundo.

Durante a reunião em que a parceria foi firmada, Jean François Chougnet, em nome da associação Lille 3000; Juliete Singer, em nome do Museu de Belas Artes de Lille; e a vereadora Marie-Pierre Bresson, em nome do setor cultural de Lille, se juntaram ao projeto e firmaram compromisso de colaborar com o evento do ano que vem.